DVA contabeis
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
Ministério da Educação
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Aberta do Brasil
Administração – Bacharelado
Módulo 2
Contabilidade para Administradores
Prof. Walter Nunes Oleiro
8. Demonstração do Valor Adicionado
CONCEITO E IMPORTÂNCIA
A Demonstração do Valor Adicionado – DVA constitui-se em importantíssimo componente do Balanço Social e deve ser entendia como a forma mais competente criada pela Contabilidade para auxiliar na medição e demonstração da capacidade de geração, bem como de distribuição da riqueza de uma entidade.
Essa demonstração pode ser elaborada com base em dados oriundos da
Contabilidade, portanto, extraídos de registros efetuados de acordo com os Princípios
Fundamentais de Contabilidade, que poderão ser obtidos principalmente na
Demonstração do Resultado do Exercício.
Do ponto de vista das Ciências Econômicas, mais especificamente restringindo-se aos aspectos da macroeconomia, o valor adicionado está intimamente ligado à apuração do produto nacional. Do ponto de vista microeconômico, poder-se-ia dizer que o valor adicionado de uma empresa é o quanto de riqueza ela pode agregar aos insumos de sua produção que foram pagos a terceiros. Do ponto de vista da Ciência Contábil, poder-se-ia afirmar que a medição ou apuração da riqueza criada pode ser calculada através da diferença aritmética entre o valor das vendas e os insumos pagos a terceiros mais as depreciações.
Embora derivada da Demonstração do Resultado do Exercício, a DVA não pode ser confundida com a DRE, visto que a DRE está focada na demonstração do lucro líquido e, dessa forma, seu interesse é muito maior para proprietários, sócios ou acionistas.
Os demais componentes da demonstração de resultados são apresentados de acordo com sua natureza e não segundo seus beneficiários. Por exemplo, na demonstração de resultados, as remunerações pagas aos empregados podem ser expostas como