Duvidas
MOISES SILVA COSTA
JOSÉ WISTON DE SOUSA MARTINS
MOTIVAÇÃO PARA A PRATICA DO FUTEBOL
OUTUBRO/2012
1. APRESENTAÇÃO
O futebol teve sua normalização pelas escolas inglesas, mas o nascimento deste como esporte moderno se dá em 1863 com a criação da (Football Association- FA) que era a Associação de Futebol Inglesa, ele é um esporte que pode ser praticado por um numero indefinido de participantes e de modos de se jogar como entre equipes, em duplas, em numero desigual e pode ser praticado em qualquer terreno ou local tendo uma bola de futebol ou muitas vezes um objeto esférico. Praticado pela elite das escolas inglesas teve seu olhar atraído não só a classe trabalhadora inglesa, mas também pelos que não tinham emprego, fato esse que contribuiu para profissionalização do mesmo já que a classe alta praticava menos e viu o risco de perder para aqueles que não tinham emprego e, portanto praticava mais que os da classe alta inglesa (REIS; ESCHER, 2005).
A chegada do futebol no Brasil acontece em 1894, quando Charles Miller chega da Inglaterra onde havia estudado trazendo de consigo o material e as regras de um esporte muito praticado na Inglaterra, (REIS, ESCHER, 2005).
O esporte foi adotado pelo povo brasileiro devido a quatro aspectos do esporte que se relaciona com a sociedade brasileira, o primeiro ponto é a questão da igualdade na pratica do futebol, pois quando duas equipes podem ser diferentes financeiramente mais na hora de se jogar as equipes se igualam trazendo um sentimento de não haver desigualdade no esporte. A segunda questão é o fato de o futebol ser praticado com os pés, e o povo brasileiro é cheio de ginga nos pés. O terceiro ponto é o papel do drible no futebol que nada mais é o fato de burlar uma defesa ou enganar um adversário, que associado à sociedade brasileira remete ao brasileiro com toda sua dificuldade em driblar os empecilhos que a vida coloca em sua frente. Já o quarto aspecto é a questão da permissão do futebol