Durkheim
Durkheim criticou o comité na sua perspectiva evolucionista , pous entende-se que os povos que sucedemos anteriormente não necessariamente são superiores. São apenas diferentes em sua estrutura , seus valores , conhecimentos , e sua forma organizacional.
Características do fato social:
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
2-) O fato social é tudo que se produz na sociedade e pela sociedade. Ou ainda , aquilo que interessa e afeta o grupo de alguma forma. Os fatos sociais para Durkheim existem fora e antes dos indivíduos (fora das consciências individuais ) e exercem uma força coercitiva sobre eles.
Como por exemplo: As crenças , maneiras de agir e de pensar existem antes dos indivíduos e condicionam coercitivamente o seu comportamento.
3-) Só existe um meio de demonstrar que um fenômeno é causa de outro: comparar os casos em que eles estão simultaneamentepresentes ou ausentes e examinar se as variações que apresentam nessas diferentes combinações de circunstâncias testemunham que um depende do outro.Este é o método que advoca a observação e o estudo estatístico do fato e dos fatores que hipoteticamente podem lhe ser causadores,para que se possa estabelecer correlação entre eles.
Para Durkheim , em razão da natureza dos fatos , os métodos científicos que decorriam desta concepção dividiam-se em dois grupos: a Experimentação, quando os fatos podem ser atificialmente produzidos