Durkheim
Profª. Ana Lucia Sanguêdo Boynard
Revisão:
I- A Sociologia como Ciência.
a) Ciência X Censo Comum Ciência: usa métodos lógicos e sistemáticos a fim de obter os dados necessários para se chegar às conclusões apropriadas.
Censo Comum: inclui as crenças cotidianas que foram transmitidas de uma geração para outra. Já se disse que muito do que é senso comum jamais foi submetido aos testes e análises científicos.
b) A Sociologia no campo das ciências: é muito menos rigorosa do que a maioria das ciências naturais por duas razões básicas: Primeiramente porque só há pouco foi aplicado o método científico ao estudo do comportamento social, e depois porque, ao tratar com pessoas, lidamos com o imponderável, pois os indivíduos estão sujeitos a mudanças no comportamento que podem influenciar, significativamente, seu relacionamento com os outros e com o cientista que deseja estudá-los.
c) Ciência Social X Ciências Naturais Ciência Social: ocupam-se com o estudo do vasto espectro do comportamento humano.
Ciências Naturais: ocupam-se dos fenômenos físicos.
d) Sociologia e Direito: mantém uma relação de intensa intimidade, posto ser o Direito um fato social que atua no campo da moralidade, em busca de um comportamento socialmente tolerável por parte do coletivo social,, servindo para esta tarefa, a Sociologia contribui, ou melhor, deve contribuir com uma análise isenta (de preconceitos ou juízos de valor) sobre a eficácia das normas jurídicas frente os objetivos que estas estabelecem. (ver também página 23 de Eva Maria Lakatos [se achar necessário] in Sociologia Geral).
II- O surgimento da Sociologia:
a) Revolução Industrial e a emergência da sociedade capitalista: 1750 → Adam Simith publica “A Riqueza das Na ções” onde analisa as relações de trabalho comparando Londres com uma colônia inglesa na