Durkeim, Weber e Marx
Durkheim- fatos sociais e socialização.
Fatos sociais: são maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem coerção exterior sobre os indivíduos. quando o indivíduo nasce já existem leis, costumes, línguas, religiões, etc., e são exteriores ao indivíduo, ou seja, ele não tem o poder de modificá-las. Quando o indivíduo nasce, as regras, por exemplo, são impostas á ele, e ele somente tem o papel de segui-las, e se por um acaso, ele não as seguir, será punido pois passou dos limites sociais.
Fatos sociais como coisas: Como Durkheim é positivista ele acredita que o estudo da sociedade dever ser o mais objetivo possível, assim, para ele os fatos sociais devem ser analisados como coisas, deveriam ser medidos, observados e comparados independente do que os indivíduos envolvidos pensassem ou declarassem ao seu respeito de maneira cientifica e objetiva. solidariedade mecânica: É característica das sociedades ditas "primitivas" ,ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal .Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais. Fazendo as mesmas coisas não necessita do outro para sobreviver, é coletiva assegurando assim a coesão social.
Solidariedade orgânica: sociedades ditas "modernas" ou "complexas" do ponto de vista da maior diferenciação individual e social, existe a solidariedade orgânica.Cada indivíduo tem uma função e depende dos outros para sobreviver. O indivíduo é socializado porque, embora tenha sua individualidade, depende dos demais, onde ocorre a divisão do trabalho.
Processo de socialização: Processo que se dá quando é transmitido a cultura, os valores, os costumes da sociedade para o individuo, para Durkheim o individuo nasce como uma folha em branco (não sabendo de nada) e através do processo de socialização ele vai receber todos os conhecimentos necessários para conviver na sociedade na qual foi inserido.