Durhkeim, Marx e Weber
a) Relação com os princípios metodológicos comtianos:
Comte é considerado o pai da sociologia e ele analisa a sociedade considerando que esta deixa de ser baseada em mitos/sobrenatural para racional, enfatizando o empirismo. Assim ele considera o objeto como uma “coisa” primeiramente e depois analisa a sociedade dentro de um processo que constitui em três estados. Estado teológico dividido em estágios: Fetiche, politeísmo e monoteísmo, para o estado metafisico (explica o mundo de forma proporcional), chegando por fim no estado positivo (submete a objeto de observação – ver para prever). A relação com Durkheim se dá por que na visão de Durkheim é possível aplicar esse método a todo objeto, porém com conte isso é limitado.
(Comte estabelece etapasde desenvolvimento da sociedade: Passariam de uma etapas teológicas, etapa metafisica e por uma etapa positivista. Ele determina que a função da sociologia acelera/desenvolvimento o processo de evolução da sociedade.)
b) A relação da objetividade Durkheimiana com o conceito de fato social:
A objetividade esta relacionada com amaneira que Durkheim aplica o método comtiano á vários objetos, contudo baseia-se no método de ciência ou seja, se afasta e analisa o objeto de uma normal neutra e imparcial. Os sociólogo tem naturalidade ao ver o objeto, nesse contexto surge o fato social que é caracterizado pela generalidade, externalidade e coercitividade. Sendo generalidade, comum a todos, externalidade independente da vontade do individuo e coercitividade algo que é imposto/noma, podendo ser usado de forma psicologia, sendo estabelecidos pelo grupo/sociedade.
c) Explique através dos tipos suicídio a relação entre a sociedade simples e sociedade complexa.
Existemtrês tipos de suicídio, sendo eles egoísta, altruísta e Anomico. O altruísta (solidariedade mecânica) resume-se em o individuo é capaz de se sacrificar em nome da comunidade, já o egoísta só pensa em si