durckhein
2121 palavras
9 páginas
EDILAINE NASCIMENTOFREDERIK ANDREATI
KAMILA FREIRE
LETÍSSIA SCHNEIDER
WAGNER SANT’ANNA
DURCKHEIM
EDILAINE NASCIMENTO
FREDERIK ANDREATI
KAMILA FREIRE
LETÍSSIA SCHNEIDER
WAGNER SANT’ANNA
DURCKHEIM
Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade de Espírito-Santense de Ciências Jurídicas, tem como requisito obrigatório a obtenção de nota na disciplina de Sociologia.
Orientador: Professor Merim Alves de Souza
Cariacica/ES
Sumário.
1 –Emile Durckhiem
1.1 - Introdução
1.2 –A França do século XVIII E XIX
1.3 –Teoria de Durckhiem
1.4 –A Anomia
1.5–Os tipos de solidariedade
1.6–Os indicadores dos tipos de solidariedade
1.7–Moralidade, Religião e Anomia
1.0-EMILE DURCKHEIM
Durkheim é citado como um dos primeiros grandes teóricos da Sociologia, embora Comte seja considerado o pai por tê-la batizado. Foi o criador da escola francesa de sociologia. É conhecido amplamente como um dos maiores teóricos do conceito da “coesão social”.
Explicava os fenômenos religiosos a partir de fatores sociais e não divinos.
Durkheim emancipou a Sociologia da Filosofia Social e integrou-a como disciplina científica rigorosa. Sua preocupação foi definir o método e as aplicações desta nova ciência. Ele esboçou com clareza o tipo de acontecimento sobre os quais o sociólogo deveria se debruçar: os fatos sociais que deveriam ser o objeto da Sociologia.
Durkheim desenvolveu, durante seus estudos, dois de seus principais conceitos: a Instituição Social e a Anomia. Baseados em que a sociedade é um todo integrado. Abordando a importância da dependência entre os membros da sociedade, foi desenvolvido o Funcionalismo. Foi influenciado de forma significativa na tentativa de buscar a cientificidade no estudo das humanidades.
1.2 INTRODUÇÃO
Emile Durkheim nasceu em 1858, na França, e foi um dos pensadores