Duplicação de cromossomos
Para detectar a presença de amido em folhas variegadas de Coleus divididas em 2 grupos:
1) Plantas que foram deixadas no escuro por 3 dias.
2) Plantas que foram deixadas expostas ao sol.
Realizou-se desenhos de uma folha de cada grupo, mostrando a forma das manchas brancas e verdes. Para isso, mergulhou-se a folha por 30 a 60 segundos em água fervente, e depois transferiu-a para um béquer contendo álcool etílico em banho maria. Depois, com a face abaxial voltada para cima, a folha foi tratada com algumas gotas de lugol, uma substância que indica a presença de amido na folha.
O que se pode observar foi que na folha que ficou exposta a luz, notou-se a presença de muito amido armazenado pela ocorrência de fotossíntese, portanto o lugol corou mais regiões da folha desta planta.
A folha do grupo que foram deixadas no escuro apresentou manchas coradas pelo lugol, porém em menor área, pois com a ausência de luz a planta não realizou fotossíntese, mas gastou suas reservas de amido com a respiração.
1) Em que parte da folha variegada se verifica a presença de amido? Qual é o papel dos cloroplastos e da luz na síntese de amido?
A presença de amido na folha se verifica nos amiloplastos e cloroplastos, que são os reservatórios de amido. Apesar do amido ser encontrado nas regiões brancas e verdes da folha variegada, sua presença predomina na região verde, por encontrar-se maior quantidade de clorofila, responsável pela fotossíntese. Os cloroplastos são organelas responsáveis por transformar CO2 e água em substâncias orgânicas como glicose e sacarose na presença de luz solar, que fornece energia para a fotossíntese ocorrer. Por isso a presença de luz é tão importante para a realização de fotossíntese. O amido é a forma como as substâncias orgânicas são armazenadas nas plantas.
2) Folha verde e branca, que não de Coleus, apresentou reação positiva ao lugol nas partes claras. Como você explica isso?
O lugol