Duelo
A introdução das armas de fogo nos campos de batalhas europeus levou à eventual extinção dos cavaleiros com pesadas armaduras, já que nenhuma armadura era realmente à prova de balas. Como as espadas pesadas não eram mais necessárias para bater contra as armaduras de metal, houve o desenvolvimento de espadas mais leves que podiam ser manuseadas com mais astúcia.
Enquanto uma luta de espada mudou para armas mais leves e mais habilidosas, alguns duelistas começaram a praticar a arte por esporte mais do que por honra. Isso virou uma competição, não pela morte, mas por certos números de pontos. Os ferimentos ainda eram comuns, mesmo depois que os italianos começaram a colocar um botão nas pontas das espadas, mas as fatalidades diminuíram em muito. A arte da esgrima era praticada como um esporte de habilidade.
Como as armas de fogo se tornaram as armas mais comuns na Europa, elas afetaram outra grande mudança nos duelos: agora qualquer um podia duelar. Comprar uma pistola era muito mais barato do que comprar uma espada. Não era necessário um treinamento caro com um mestre esgrimista italiano para participar de um duelo de pistola. Isso democratizou o duelo. Não era mais algo feito apenas para os barões e príncipes. O duelo filtrava completamente a sociedade.
Nos Estados