Ducumentos de identidade: Tomaz Tadeu da Silva
610 palavras
3 páginas
Hellen de Andrade LiraMárcia Maria de Carvalho
Este livro não pretende trazer uma visão ontológica
sobre o currículo, tendo em vista que segundo o autor as definições nos revelam o que determinada teoria compreende sobre o currículo e não revelam a sua suposta essência.
O currículo portanto, será abordado através de uma panorama histórico das teorias do currículo.
Etimologia da palavra currículo vem do latim curriculum, que significa “pista de corrida”.
Compreensão sobre o currículo nas teorias.
Teorias
Conceitos
Questão
Norteadora
Teorias
Tradicionais:
Ênfase nos conceitos pedagógicos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos.
O que ensinar?
Como ensinar?
Teorias
Críticas:
Ênfase nos conceitos de ideologia, poder, reprodução cultural e social, classe social, capitalismo relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.
Por que esse conhecimento e não outro?
Teoria Póscríticas:
Ênfase nos conceitos de identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo.
Por que privilegiar um determinado tipo de subjetividade ou identidade e não outra? Os estudos sobre currículo como campo
especializado nascem nos Estados Unidos na década de 1918 com o livro The curriculum de Bobbit que lançou as bases da teoria tradicional.
Bobbitt e Tyler buscavam igualar o sistema educacional ao sistema industrial, dessa forma o currículo era estruturado nas idéias de organização, desenvolvimento e eficiência.
John Dewey se preocupava com a construção da democracia e enfatizava que no currículo deveria ser considerado os interesses das crianças e jovens.
Tendências
Currículo
Formação
Humana
Finalidade da
Educação
Conservadora
Estruturado