Dubai - meio ambiente e sustentabilidade
Meio ambiente e qualidade de ar
Índice
Introdução 2 A cidade 3 Poluição 3 Medidas Governamentais 4 Conclusão 5 Referências Bibliográficas 6
Introdução
Esta pesquisa aborda aspectos sobre a cidade de Dubai, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Cidade que enfrentou um grande crescimento, principalmente devido aos investimentos nas áreas de construção e de petróleo, ganhando assim notoriedade no cenário internacional.
A cidade
Dubai é um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com aproximadamente 2 262 000 habitantes. Está localizada ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica na Ásia. O município muitas vezes é chamado de "Cidade de Dubai" para diferenciá-lo do emirado de mesmo nome. Dubai é conhecida mundialmente por ser extremamente moderna, "futurista" e com enormes arranha-céus e largas avenidas.
Dezenas de anos atrás era difícil imaginar que este lugar um dia pudesse se transformar num dos maiores centros de investimentos do mundo. Tudo começou com o petróleo, que trouxe muitos recursos. Com dinheiro sobrando, foi preciso apenas vontade e muita imaginação. Tudo lá é superlativo. Dubai tem o maior shopping center do mundo. O hotel mais luxuoso. E o prédio mais alto do planeta.
Poluição
A cidade de Dubai não foi feita para economizar energia, água ou se adaptar às condições inóspitas do semi-árido, como faziam os antigos beduinos. Ao contrário, criaram uma cidade das Mil e Uma Noites voltada para o luxo, o desperdício, a desigualdade social, a falta de liberdade e a insustentabilidade ambiental.
A média anual de poluição do ar é de 132 ug/m3, nível seis vezes acima do considerado seguro pela OMS. .
As industrias de petróleo e gás e o setor de transportes são os principais contribuintes da poluição do ar. Dubai, emirado mais populoso, tem um dos piores tráfegos do mundo. No início deste ano, o governo municipal da cidade disse que cerca de 42% da poluição do ar na