Dual core vs Core 2 duo
Um processador dual core é um processador com dois núcleos. Este termo ?Núcleo? (do Inglês Core) se refere ao centro de alguma coisa ou objeto, no caso dos processadores, por exemplo, o CORE (uma pequena pastilha de silício contendo milhões de transistores e medindo mais de um centímetro quadrado), é o centro onde se realiza todo o processamento de dados.
Logo, Dual Core significa dois núcleos. Estes núcleos trabalham com uma espécie de ?divisão de tarefas?. Além disso, os novos processadores possuem também dupla quantia de memória interna (em alguns casos eles utilizam a mesma memória), e algumas tecnologias internas a mais. Capazes de processar tarefas múltiplas, os processadores de núcleo duplo atingem melhores resultados do que os processadores comuns, eles seriam quase que duas vezes mais rápidos do que um processador similar e de mesma velocidade, com um único núcleo. Há de se frisar também que alguns aplicativos são aprimorados e voltados especialmente para a utilização em processadores Dual Core.
Cada núcleo pode fazer uma coisa, mas trabalham de forma coordenada. Em aplicações que exigem bastante processamento, e devidamente preparadas para usar mais de um núcleo, esses processadores se mostram muito melhores. Mas a maioria das aplicações simples não é projetada para uso por mais de um processador (como um editor de textos), mas ainda assim o sistema todo sai ganhando, pois em um ambiente multitarefa (onde são executados vários programas ao mesmo tempo) com um processador de núcleo duplo, um núcleo cuida de um programa, e o outro do outro, como se cada um tivessem em ?computadores separados?
Atividades que consomem muito processamento, em um computador com processador de único núcleo terá que dividir o trabalho (apesar de parecer que as atividades ocorrem ao mesmo tempo, na verdade ele trabalha em apenas uma coisa a cada determinado intervalo de tempo). Em um Dual Core, o sistema operacional dedica cada atividade