Dst’s de origem microbiana
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Nos países industrializados ocorre um novo caso de DST em cada 100 pessoas por ano, e nos países em desenvolvimento as DST estão entre as 5 principais causas de procura por serviços de saúde (OMS-1990).
Os principais agentes patogênicos são os vírus, as bactérias e os fungos. Essas doenças acometem principalmente o público jovem, consequência de vários fatores de relevância familiar e governamental: a promiscuidade individual com a saúde e a carência ou mesmo a falta de programas educativos.
2. SÍFILIS
A sífilis é uma doença infecciosa, sistêmica, de evolução crônica, sujeita a surtos de agudização e períodos de latência. O Treponema pallidum é o agente etiológico da sífilis, é um espiroqueta de transmissão predominantemente sexual ou maternofetal, podendo produzir, respectivamente, a forma adquirida ou congênita da doença.
O cancro duro caracteriza-se pela presença de lesão rosada ou ulcerada, geralmente única, pouco dolorosa, com base endurecida, fundo liso, brilhante e secreção serosa escassa. O cancro duro caracteriza-se pela presença de lesão rosada ou ulcerada, geralmente única, pouco dolorosa, com base endurecida, fundo liso, brilhante e secreção serosa escassa. Sintomas e lesões comuns são: manchas eritematosas (roséolas), de aparecimento precoce, podendo formar exantema morbiliforme; pápulas de coloração eritemato-acastanhada, lisas a princípio, e posteriormente, escamosas, conhecidas como sifílides papulosas. A localização destas lesões nas superfícies palmoplantares sugere fortemente o diagnóstico de sífilis secundária; alopécia, mais observada no couro cabeludo e nas porções distais das sobrancelhas; lesões elevadas em platô, de superfície lisa, nas mucosas (placas mucosas); lesões pápulo-hipertróficas nas regiões de dobras ou de atrito, também chamadas de condiloma plano.
Quando a