DSTs
Linfogranuloma venéreo:
Causador: Chlamydia trachomatis.
Sintomas: alguns deles são a ardência ao urinar, corrimentos, dores nos testículos e no baixo ventre feminino e sangramentos fora da época da menstruação ou durante as relações sexuais (para as mulheres). Também é possível estar contaminado e não apresentar sintomas, e, assim, transmitir a doença sem saber quando se pratica relações sem preservativos.
Os corrimentos vaginais, também chamados de leucorréias, são secreções resultantes da inflamação dos tecidos da vagina. Essa secreção pode vir em grandes quantidades ou apresentar odor forte.
Tratamento: feito com antibióticos específicos, visto que é uma doença causada por bactérias.
Pode haver transmissão perinatal, causando oftalmia neonatal, um tipo de conjuntivite que pode levar a cegueira. Essa doença pode ser prevenida com a aplicação de um colírio, aplicado na primeira hora após o nascimento.
Gonorréia:
Causador: Neisseria gonorrhoaea.
Sintomas: bastante similares aos sintomas do linfogranuloma e também podem causar oftalmia neonatal.
Tratamento: feito com antibióticos específicos. É bom destacar que, ao longo do tempo, as populações de micro-organismos acabam adquirindo resistência e os antibióticos se tornam ineficazes. Aparentemente, nos EUA, as linhagens de N.gonorrhoaea adquiriram resistência contra os antibióticos mais comumente utilizados no tratamento.
Herpes genital:
Causador: HSV – Herpes simplex vírus.
Sintomas: bolhas que se rompem e geram feridas nos órgãos genitais. Normalmente essas feridas somem, mas podem reaparecer de tempos em tempos caso o indivíduo seja exposto a algum fator capaz de diminuir sua imunidade (exposição ao sol, esforço exagerado, estresse e ansiedade, uso prolongado de antibióticos e outros).
Tratamento: sem cura definitiva, mas se tenta tratar as feridas.
AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida:
Causador: HIV – Vírus da imunodeficiência humana. Infecta