DSTs
Conceito
É uma doença infecciosa crônica causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, adquirida quase sempre por relação sexual desprotegida com outra pessoa contaminada. Se não tratada pode torna-se uma doença crônica, comprometendo varias partes do corpo. É dividida em três estágios, primária, secundária, terciária. Nas duas primeiras fases observam-se mais sintomas e é mais transmissível. Já na terceira fase a capacidade de transmissão diminui. Após alguns anos podem surgir manifestações da doença no coração, cérebro e em qualquer órgão do corpo.
(abcdasaude,2005)
Sintomas (copiado da net)
Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos.
Após algum tempo, que varia de pessoa para pessoa, as manchas também desaparecem, dando a ideia de melhora. A doença pode ficar estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte.
(AIDS.gov.br)
Diagnostico
Como se assemelha com muitas outras doenças deve primeiro passar pela suspeita clinica. O medico faz avaliação da exposição ás formas de contaminação, principalmente, sexo desprotegido e dos sintomas e lesões genitais e manifestações na pele.
(abcdasaude,2005)
Tratamento
A primeira escolha para o tratamento é uma dose de antibiótico á base de penicilina por via intramuscular. Em caso de alergia a penicilina tem outras opções de antibióticos como tetraciclina, azitromicina e doxiciclina. Todos os pacientes devem