dsts/aids
LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS
MANAUS AM
2014/1
TÁVORA VITAL DA CONCEIÇÃO
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS
Projeto solicitado pela professora Mª Emir Barroso de Souza para obtenção da 1ª nota parcial da disciplina estágio I supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da turma Bio 052.
MANAUS-AM
2014/1
TEMA: DSTS E AIDS : Doenças sexualmente transmissíveis são infecções transmitidas através de uma relação sexual com alguém que já seja portador da infecção. Estas infecções são geralmente transmitidas através do coito, mas podem ainda ocorrer através de outros tipos de contato sexual, como a relação sexual anal e oral.
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Principais sintomas, formas de transmissão e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis: Sífilis: É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Manifesta-se em três estágios: primária, secundária e terciária. Os dois primeiros estágios apresentam as características mais marcantes da infecção, quando se observam os principais sintomas e quando essa DST é mais transmissível. Depois, ela desaparece durante um longo período: a pessoa não sente nada e apresenta uma aparente cura das lesões iniciais, mesmo em casos de indivíduos não tratados. A doença pode ficar, então, estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral, problemas cardíacos, podendo inclusive levar à morte. Sinais e Sintomas A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas