Dst doenças sexualmente transmissiveis
OUTRAS FORMAS DE INFECÇÃO: Podem ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas.
Principalmente no uso de drogas injetáveis
A Aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada com o vírus quando não faz o tratamento durante a gravidez e acaba transmitindo para o bebê durante o parto. No caso da aids, ela também é transmitida para o bebê através da amamentação.
SINTOMAS DA DST As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são muitas e podem ser causadas por diferentes agentes. Apesar disso, elas podem ter sintomas parecidos. Veja, os principais sintomas das doenças mais comuns.
DST prováveis: Tricomoníase, Gonorréia
Sintomas na Mulher: Corrimento pelo colo do útero e/ou vagina (branco, cinza ou amarelado), pode causar coceira, dor ao urinar e/ou dor durante a relação sexual, cheiro ruim na região. Sintomas no Homem: Corrimento pelo canal de onde sai a urina, que pode ser amarelo purulento ou mais claro - às vezes, com cheiro ruim, além de poder apresentar coceira e sintomas urinários, como dor ao urinar e vontade de urinar constante.
TRICOMONÍASE
Secreção branca e bulhosa na cavidade vaginal
GONORRÉIA/ CLAMÍDIA
DST prováveis: Sífilis, Cancro Mole, Herpes genital, Linfogranuloma venéreo. Sintomas: Presença de feridas na região genital (pode ser uma ou várias), dolorosas ou não, antecedidas ou não por bolhas pequenas, acompanhadas ou não de “íngua” na virilha.
SÍFILIS
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a Sífilis Congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. O teste deve ser feito na 1ª consulta do