DSS Poeiras
Segurança.
Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda | Rua Guerino Lucca, 320 | Encantado (RS)
CNPJ 89.305.239.0001-83 | Insc. Est. 037/0001605 | Fone: 51 3751 9000 | site: www.dalia.com.br
1
POEIRAS.
2
Introdução. O
pó é constituído por partículas geradas mecanicamente, resultantes de operações tais como: manuseio de minérios, limpezas, abrasivas, corte e polimento de peças.
3
POEIRAS.
A maior porcentagem de partículas arrastadas pelo ar em forma de pó, tem menos de 1 mícron
(mícron - milésima parte do milímetro).
Devemos ter presentes que as partículas de tamanho inferior a 5 microns, são as que oferecem maior risco, por constituírem a chamada fração respirável, as de maior tamanho sedimentam e não são comumente inaladas.
4
POEIRAS.
Um ambiente de trabalho poeirento pode produzir uma situação de risco aos trabalhadores expostos e, considerando os efeitos da poeira sobre o organismo humano a medicina e segurança do trabalho recomenda a eliminação deste risco atuando em três pontos:
5
1° PONTO:
Sobre o foco de geração: com o objetivo de impedir sua formação, com emprego de métodos úmidos, enclausuramento do processo, ventilação local exaustora e manutenção. (ex. despoeiramento da sinterização).
6
2° PONTO:
Sobre o meio pelo qual se difunde: para impedir que se estenda e atinja níveis perigosos no ambiente de trabalho, limpeza, ventilação geral exaustora ou diluidora, aumento de distância entre o foco e receptor. (ex. vedação do prédio de britagem e peneiramento de coque). 7
3° PONTO:
Sobre o receptor: protegendo o trabalhador para que a poeira não se penetre em seu organismo e, orientando-os sobre os cuidados necessários nestas áreas, treinamento e educação, limitação do tempo de exposição, equipamento de proteção individual, exames médicos pré-funcional e periódicos. (ex. uso adequado do respirador para pós e névoas que deve ser usado como complementação de medidas de controle ao nível de pessoal).
8