Dspesas
CONCEPÇÃO DO ESTUDO (METODOLOGIA)
III.1. Introdução
Ao contrário das pesquisas quantitativas que buscam enumerar resultados, partindo de hipóteses e variáveis bem definidas e de um plano preestabelecido, os estudos qualitativos têm seu ponto de partida em questões amplas, que vão se definindo à medida em que os trabalhos avançam. "O estudo de caso tem se tornado a estratégia preferida quando os pesquisadores procuram responder às questões 'como' e 'porque' certos fenômenos ocorrem ... quando o foco de interesse é sobre fenômenos atuais ..." (Godoy, 1995).
Primeiramente, procedemos uma Revisão Bibliográfica para levantamento de técnicas e processos, de forma a se chegar ao estado da arte no que tange aos conhecimentos ligados ao assunto. A seguir, um Estudo de matéria-prima, no caso o Papel Recuperado, para levantamento de custos e previsão de disponibilidade. Além disso, foi preciso comparar os custos das alternativas, no caso, matéria-prima natural contra aquela proveniente de resíduos de consumo.
No próximo passo, dentro dessa análise de ciclo de vida de produto, efetuamos um Estudo do Processo de Fabricação, de forma a calcular o custo final do papel reciclado, comparando-o com o custo do papel obtido a partir de matéria-prima natural. Um Estudo de Demanda e Oferta foi necessário, para avaliar o grau de penetração do papel reciclado no mercado.
Finalmente, procedemos a um Estudo da Geração de Resíduos, em todo o ciclo, seguido de uma Investigação do Mercado de Materiais, de forma a permitir uma Avaliação Econômica para análise da viabilidade competitiva do Papel Reciclado.
Apresentamos, na presente dissertação, o seguinte:
Um método para cálculo do custo do papel recuperado, considerando aspectos sociais e ambientais;
Um critério de avaliação de projetos, levando em conta aspectos sociais e ambientais;
Um estudo de caso fictício, tomando como base dados de Florianópolis, demonstrando as conseqüências da inclusão das considerações