DSP - LAYER 3
DANIELA DE MELO BELASQUE
GUSTAVO FILGUEIRAS
VANESSA MENDONÇA
MPEG Layer 3 – MP3
BELO HORIZONTE
2013
UNIVERSIDADE FUMEC
DANIELA DE MELO BELASQUE
GUSTAVO FILGUEIRAS
VANESSA MENDONÇA
MPEG Layer 3 – MP3
Trabalho realizado na UNIVERSIDADE FUMEC - FEA, no curso de Engenharia de Telecomunicações, apresentado à disciplina Processamento Digital de Sinais (DSP).
Professor Gilberto Mendes
BELO HORIZONTE
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. Princípios de Funcionamento 3
3. A Tecnologia MPEG 5
3.1 O Banco de Filtro Polifásico 6
3.2 O Modelo Psico-Acústico 8
9
3.3 Os Layers 10
3.3.1. O Layer I 10
3.3.2. O Layer II 13
3.3.3. O layer III 13
3.4. Alocação de Bits 15
CONCLUSÃO 17
BIBLIOGRAFIA 18
1. INTRODUÇÃO
Nos tempos atuais a demanda por largura de banda no acesso a Internet tem sido um assunto largamente estudado. Contudo a velocidade do download não está ligada somente à banda utilizada, mas também ao tamanho do arquivo. Reduzindo o tamanho do arquivo não somente será reduzido o tempo de download como também facilitará o armazenamento deste. Para realizar essa redução, sugiram técnicas de compressão. Existem técnicas específicas para cada tipo de aplicação. Este trabalho irá tratar da compressão de áudio conhecida como MP3.
A sigla MP3 é uma abreviação de MPEG 1 Layer-3. Já a sigla MPEG significa Moving Pictures Experts Group, que nada mais é do que um padrão de compressão de áudio e vídeo. Para realizar a compressão, a técnica MP3 remove do som original sons que não são perceptíveis ao ouvido humano. Conceitos como freqüência audível, limiar de audição na freqüência audível e mascaramento em freqüência e temporal são utilizados pela técnica MP3. O quanto irá comprimir depende da qualidade do som desejada. Contudo, é possível uma compressão de 12 vezes sem uma perda