dropbox wikipedia
A ideia do Dropbox surgiu quando por acaso um dos seus futuros criadores (Drew Houston) esqueceu seu dispositivo de armazenamento em flash, quando viajava em um ônibus e precisava para uma consultoria que iria dar em uma empresa. Frustrado com a perda, Drew começou a escrever um código sem nenhuma pretensão, que futuramente viria se chamar Dropbox. Drew também cita em entrevistas que já estava saturado de ter que ficar abrindo seu e-mail a todo instante para anexar arquivos e poder acessá-los remotamente mais tarde. Seu trabalho inicial era apenas para resolver seu problema pessoal, só depois, Houston viu que sua ideia tinha um bom potencial de mercado. Formado no MIT em ciência da computação, Drew deu inicio a seus trabalhos no projeto, e convidou seu colega Arash Ferdowsi a participar do mesmo, Arash na época ainda não tinha se formado no MIT e interrompeu seu curso para ajudar no projeto. Eles conseguiram um contrato com a empresa de aceleração de crescimento Y Combinator em 2007, se mudaram para o Vale do Silício, para sediar a empresa, e colocaram o produto no ar em 2008.
O sucesso foi imediato, e a empresa teve um crescimento muito rápido, em 2011 já tinha contrato firmado com a multinacional japonesa Sony Ericsson, para que seu software fosse pré-instalado em seus dispositivos. Em 2010 o produto tinha sido bloqueado pelo governo Chinês e voltou a ter esses problemas em 2011. Nesse mesmo ano o Dropbox já atingia a marca de mais de 50 milhões de usuários. Mas em 2012 sentiu um impacto da concorrência das gigantes Microsoft, com o SkyDrive, e da Google, com o Google Drive.
O Dropbox já recebeu cerca de US$ 257 milhões em investimentos de empresas de capital de risco. Um dos investidores ilustres da empresa é o vocalista da banda irlandesa U2 (Bono).
O serviço[editar]
O Dropbox é um serviço freemium (o cliente tem a opção de usá-lo gratuitamente, mas pode pagar para obter algumas funções extras) de armazenamento remoto de