Drogas
A Introdução do Trabalho de Pesquisa é composta basicamente pelos elementos já formulados no Projeto de Pesquisa. É na introdução que o acadêmico deve pontuar sua motivação para escolha do tema proposto; situar o leitor quanto à importância, relevância, e contextualização do tema escolhido; o problema de pesquisa levantado; o objeto geral e seus desdobramentos nos objetivos específicos, bem como a estrutura que o acadêmico pretende adotar na pesquisa visando dar respostas ao objetivo da pesquisa.
A Introdução deve convidar e trazer ao leitor a ideia do que é o trabalho. Esta parte deve ser como um cartão de visita: claro, limpo, objetivo e direcionado à temática eleita. Geralmente, a introdução de um trabalho é a última coisa que se faz, pois ela deverá conter tudo o que foi dissertado com considerações que demonstrem a importância do assunto e os aspectos mais importantes do projeto.
Recomenda-se ler o trabalho depois de pronto e identificar os pontos mais importantes que deverão ser listados na introdução. A parte introdutória deverá apresentar o suficiente para expor, de forma sucinta, a natureza da pesquisa elaborada.
É necessário utilizar o estilo de texto dissertativo, inserindo início, desenvolvimento e conclusão para que a introdução esteja coerente e coesa no modelo de “começo, meio e fim”. Uma boa introdução, convidativa e que destaque os atrativos que serão encontrados no seu projeto ou monografia garantirão mais curiosidade ao leitor e estímulo para darem seqüência na leitura de outros tópicos do trabalho.
Dessa forma a Introdução pode ser apresentada como um texto único, ou pode contar com subtítulos para apresentação de suas partes, como por exemplo:
OBJETIVOS
1.1.1 Objetivo Geral
1.1.2 Objetivos Específicos.
A Introdução é o momento de apresentar ao leitor, a pesquisa realizada, que estará detalhada ao longo dos próximos capítulos.
.Exemplo:
INTRODUÇÃO
As indústrias de celulose representam um