Drogas
INTRODUÇÃO
Droga é considerada qualquer substância capaz de alterar o funcionamento normal de um organismo.
Os gregos utilizavam à palavra phármakon tanto para remédio como para veneno. Eles entendiam que nenhuma substância é boa ou má e sim o uso que se faz dela é que ditará suas conseqüências.
Toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações de substâncias químicas com o organismo, possui ramos definidos que contribuem para esclarecer a natureza da ação sob o ponto de vista celular, molecular e bioquímico.
Divisões da toxicologia: Toxicologia clinica, toxicologia experimental e a qual será abordada
Toxicologia Química ou Analítica: que é o ramo da Toxicologia que desenvolve técnicas de separação, identificação e quantificação da substância química no ambiente e em material biológico, bem como de seus produtos de biotransformação e as alterações bioquímicas relacionadas com sua ação tóxica. Seu desenvolvimento possibilita o diagnóstico clínico da intoxicação, qualifica e quantifica a cinética e a dinâmica do toxicante, subsidiando o tratamento.
A cromatografia é uma técnica que baseia-se na migração de componentes de uma mistura entre duas fases: a fase estacionária que retém elementos e a fase móvel que conduz a mistura por meio de um soluto através da fase estacionária. É uma técnica que pode ser utilizada para purificação de substâncias, na detecção de substâncias ou auxiliar a separação de substâncias indesejáveis.
As técnicas cromatográficas podem ser divididas principalmente em cromatografia em papel, cromatografia em camada delgada (CCD), cromatografia gasosa (CG), cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), e mais atualmente a cromatografia líquida de ultra-eficiência (U-HPLC). Os métodos cromatográficos podem ser utilizados separadamente ou em conjunto dependendo dos componentes a serem separados ou