Drogas
ESCOLA: UNIDADE ESCOLAR DESEMBARGADOR AMARAL
ENDEREÇO: PRAÇA TIRADENTES, Nº. 96
TUTOR: HERMES DE OLIVEIRA MAIA NETA
VALORIZANDO A VIDA
Cursistas:
Curimatá-PI, 20 de abril de 2013.
INTRODUÇÃO
As drogas agem de várias maneiras sobre o sistema nervoso central, no qual interfere no funcionamento das atividades físicas e mentais, estimulando, perturbando e diminuindo essas atividades. Veremos as principais características do desenvolvimento do adolescente no que diz respeito a sua vida social, cultural e familiar. Na questão família, percebe-se a importância de viver em um ambiente saudável, seguro e com afeto, consequentemente será uma criança mais segura, capaz de resolver problemas e dificuldades na vida, sem recorrer substâncias prejudiciais à saúde.
No contexto social, econômico e cultural, a influência de comportamento, expectativas na vida dos jovens, Em cada um desses contextos, a adolescência está associada a diferentes condições de inserção ou exclusão social e guarda diferentes formas de ser e estar no mundo, que devem ser identificados e compreendidos por nós.
Os fatores de risco e de proteção estão na própria pessoa, na sua família, nos seus amigos, na escola, no trabalho, na comunidade onde ela vive e na sociedade em geral.
Fazem parte desses aspectos biológicos, genéticos, de relacionamento, a maneira como a pessoa interage na família, as oportunidades de conviver com as drogas e de obtê-las, a cultura em que a pessoa vive e os efeitos que cada droga experimentada causa no indivíduo.
OBJETIVOS
Geral: * Trabalhar o educando de forma conscientizadora, despertando-o quanto ao valor da vida.
Específicos: * Identificar as principais características dos adolescentes e o contexto socioeconômico e familiar; * Desenvolver projetos de proteção a saúde do adolescente juntamente com a comunidade escolar, local e os familiares; * Identificar os