drogas
DROGA é qualquer substância psicoativa capaz de produzir alterações no organismo de maneira a modificar atividade dos órgãos ou o comportamentodo indivíduo, causando no início uma sensação de prazer, mas com o tempo levao indivíduo às seguintes consequências:
1. TOLERÂNCIA: se o uso de drogas é contínuo o cérebro, gradualmente,adapta-se à presença da droga e exige quantidades cada vez maiores para que o usuário se sinta bem. Assim, é preciso uma dose maior para chegar ao efeito anterior.
2. DEPENDÊNCIA FÍSICA: à medida que o uso de drogas se intensificare se torna mais frequente, desenvolve-se a dependência física, quando o corpo necessita da droga para se sentir bem. Uma reação física, chamada de crise de abstinência, ocorre quando o usuário, nessa situação, tenta parar o uso.
3. DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA: se estabelece a dependência quandoo usuário é dominado por uma vontade quase incontrolável de usar a droga a qual se habituou, a ansiedade aumenta e a pessoa normalmente tem uma forte sensação de desprazer.
CRACK
O QUE É: a pedra de crack é produzida com a mistura de cocaína e bicarbonato de sódio ou amoníaco e água. Essa mistura é fervida. Com o calor, a cocaína se solidifica transformando-se em cristais ou pedras, que são fumadas em cachimbo. O som dessas pedras quando queimam originaram o termo CRACK
.
O EFEITO: o crack chega ao cérebro em oito a 12 segundos e provoca intensa euforia e autoconfiança. Essa sensação persiste por cinco a 10 minutos. Para comparar, ao ser cheirada, a cocaína em pó leva de 10 a 15 minutos para fazer efeito. O consumo do crack é maior que o da cocaína, pois é mais barato, mas os efeitos duram menos. Por ser estimulante e por ser fumada, ocasiona mais rapidamente a dependência física e, posteriormente, pode levar à morte por sua terrível ação sobre o sistema nervoso central e