Drogas
CONCEITO DE DROGA 2
TIPO DE DROGA -Cocaína 3 -Crack 6 -Maconha 8 -Anfetamina 10 -LSD 25 13 -Êxtase MDMA 15 -Tranquilizante ou Ansiolítico 17 -Heroína e Morfina 19 -Esteroides Anabolizantes 21 -Solventes Inalantes 23 -Etilismo 25 -Tabagismo 27
INCIDÊNCIA 29
FAIXA ETÁRIA 29
INDIVIDUO NA SOCIEDADE 29
INDIVIDUO NO TRABALHO 31 TIPOS DE DEPENDÊNCIA -Dependências Física 32 -Dependências Psicológicas 32
OVERDOSE 33
CONCLUSÃO 35
Drogas
O termo droga teve origem na palavra droog (holandês antigo) que significa folha seca; isso porque antigamente quase todos os medicamentos eram feitos à base de vegetais. Atualmente, a medicina define droga como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.
Drogas psicotrópicas é aquelas que atuam sobre nosso cérebro, alterando de alguma maneira nosso psiquismo. Mas essas alterações do psiquismo não são sempre no mesmo sentido e direção.
Um primeiro grupo é aquele em que as drogas diminuem a atividade de nosso cérebro, ou seja, deprime seu funcionamento, o que significa dizer que a pessoa que faz uso desse tipo de droga fica “desligada”, “devagar”, desinteressada pelas coisas. Por isso, essas drogas são chamadas de Depressoras da Atividade do Sistema Nervoso Central, é a parte que fica dentro da caixa craniana; o cérebro é o principal órgão. Em um segundo grupo de drogas psicotrópicas está aquelas que atuam por aumentar a atividade de nosso cérebro, ou seja, estimulam o funcionamento fazendo com que o usuário fique “ligado”, “elétrico”, sem sono. Por isso, essas drogas recebem a denominação de Estimulantes da Atividade do Sistema Nervoso Central.
Finalmente, há um terceiro grupo, constituído por aquelas drogas que agem modificando qualitativamente a atividade de nosso cérebro; não se trata, portanto, de