Drogas e suas causas
O crack é uma droga alucinógena, de origem vegetal, que ao passar por transformações químicas pode ser fumada em cachimbos, tornando - se altamente perigosa. É de elevado poder viciante, muitas vezes mais forte que a cocaína, causando dependência psicológica e degradação física, destruindo o indivíduo dependente, indiretamente sua família e os que o cercam. É relativamente de baixo custo se comparada a outras drogas, por isso, a sua fácil disseminação. Outro fator importante, é que ela eleva as taxas de dopamina no organismo, deixando um falso prazer, que vem acompanhado depois de forte depressão.
DESENVOLVIMENTO
O número de viciados vem crescendo assustadoramente, principalmente entre os jovens. Por se tratar de uma droga que age destrutivamente no sistema nervoso, afetando o organismo humano como um todo, causando a morte dos dependentes em um curto período, fala - se numa média de 5 anos em cerca de 30% dos viciados.Diante desses fatos , torna-se preocupante a expansão da droga , pois em curto ou médio período pode causar grande quantidade de mortes entre pessoas de faixa etária de reposição na composição populacional de um pais , afetando a estrutura de mão-de-obra produtiva , já que , os adultos vão envelhecer e muitos idosos vão entrar em óbito.
A droga é um problema que deve ser tratado com repreensão política apenas quando se trata de enfrentar e coibir o tráfico. Neste caso, a repreensão policial pela polícia é admissível – Jamais para enfrentar usuários miseráveis e desarmados.
CONCLUSÃO
É necessário providências das políticas públicas eficientes para resolver tal problema, pois a demora pode acarretar conseqüências desastrosas, com elevados gastos na recuperação de dependentes, comprometimento danoso a geração atual e, além do mais grave, a morte de vários indivíduos. A dependência química é uma doença