Drogas e seus tipos
Em medicina, refere-se a qualquer substância com o pontecial de previnir ou curar doenças ou aumentar o bem-estar físico ou mental; em farmacologia, refere-se a qualquer agente químico que altera os processos bioquímicos e fisiológicos de tecidos ou organismos. Portanto, droga é uma substância que é, ou pode ser, incluída numa farmacopeia.
Contudo, em um contexto legal e no sentido corrente (fixado depois de quase um século de repressão ao consumo de certas drogas), o termo "droga" refere-se, geralmente, a substâncias psicoativas e, em particular, às drogas ilícitas ou àquelas cujo uso é regulado por lei, por provocarem alterações do estado de consciência do indivíduo, levando-o eventualmente à dependência química (haxixe, ácido lisérgico, mescalina, álcooletc.). Certos fármacos de uso médico controlado, tais como os opiáceos, também podem ser tratados como drogas ilícitas, quando produzidos e comercializados sem controle dos órgãos sanitários ou se consumidos sem prescrição médica.
• Tipos de drogas.
O termo "droga" envolve :
os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas são as drogas que temtropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento.
Quanto ao efeito
Quanto ao tipo de efeito no sistema nervoso podem ser classificadas como:
• As drogas depressoras. São um dos tipos de drogas mais encontradas no Brasil e no mundo. Algumas delas são tão facilmente encontradas que chegam a ser vendidas em supermercados, bares e etc, são as bebidas alcóolicas.
O principal efeito das drogas deste tipo é, diminuir a atividade do cérebro, inibir a troca de informações de neurônio com o outro. Resultado, a pessoa sente-se momentâneamente mais relaxada e perde por algum tempo alguns dos sentidos.
Dependendo do