Drogas e Etica
ÉTICA E DROGAS
MANAUS
2014
ÉTICA E DROGAS
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
Ao iniciar um trabalho que envolve a ética como objeto de estudo, consideramos importante, como ponto de partida, estudar o conceito de ética, estabelecendo seu campo de aplicação e fazendo uma pequena abordagem das doutrinas éticas que consideramos mais importantes para o nosso trabalho
Esta pesquisa aborda o tema ético, o consumo de drogas e suas conseqüências na saúde e nos aspectos psicossociais. Os objetivos da pesquisa se constituíram em apontar dados epidemiológicos de consumo das drogas no Brasil, conhecerem os efeitos e, ao mesmo tempo, os fatores que prejudicam o consumidor que é discriminado socialmente e segregado do convívio sócio familiar.
Afinal, a guerra contra as drogas está longe de ser efetiva na redução da procura e da oferta neste mercado. Como o custo para fazer cumprir a atual legislação sobre drogas é muito elevado, a sociedade mundial deve avaliar a capacidade estatal para fazer cumprir a proibição, e o resultado real que um combate truculento ao tráfico tem produzido. Ao apresentar evidências de que a guerra contra as drogas tem apresentado resultados pouco satisfatórios, uma política mais racional – baseada na ética liberal – é apresentada para lidar com a questão.
A descriminalização e a legalização são propostas que fortalecem o controle da liberdade por uma instância superior e considera o cidadão como sujeito incapaz de decidir sua vida, depositando a fé no representante político.
ÉTICA E DROGAS
1. ORIGEM DAS DROGAS
Para MacRae (2003) desde a pré- história, várias substâncias psicoativas vêm sendo usadas para diferentes finalidades, estados de êxtase místico/ religioso, prazeroso, lúdico até os curativos. Na década de 60,