Drogas e doping
As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. A maioria das drogas são produzidas a partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo, a maconha, e o Ópio. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose. . Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo – são chamados de Exames Toxicológicos. As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga. O tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. Algumas dessas substâncias são utilizadas em medicamentos (drogas lícitas), outras são proibidas em quase o mundo todo (drogas ilícitas).
Os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos, vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem para tomar decisões, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer.
Principais tipos de drogas:
Drogas Naturais * Maconha: é uma das drogas mais populares. É consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis sativa. * Ópio: É uma droga altamente viciante, e feita a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vômitos e náuseas. Opiáceos: codeína, heroína, morfina, etc. * Cafeína: é o estimulante mais consumido no mundo – está no café, no refrigerante e no chocolate. * Nicotina: Seu uso causa dependência psíquica e física, provocando sensações desconfortáveis na abstinência. Em doses excessivas, é extremamente tóxica: provocam náuseas, dor de cabeça, vômitos, convulsão, paralisia e até a morte.
Drogas Sintéticas * Anfetaminas – Seu principal efeito é o estimulante. É