Drogas - Resumão
1.0 - Introdução 2
2.0 - Desenvolvimento 3
2.1 - O que são e quando surgiram 3
2.2 - Toxicodependência 3
2.3 - A influência da mídia 4
2.4 - Efeitos em longo prazo 5
2.5 - Argumentos para a legalização no Brasil 6
3.0 - Conclusão 8
4.0 - Bibliografia 9
1.0 - Introdução
Esse trabalho tem por objetivo mostrar o quão danoso as drogas podem ser para o indivíduo dependente e para a sociedade. Demos um breve relato sobre o surgimento das drogas e também como a mídia induz o cidadão a querer fazer uso de tais substancias. Por final, há um confronto entre ideias sobre a legalização e não-legalização das drogas.
2.0 - Desenvolvimento
2.1 - O que são e quando surgiram
De forma geral, pode-se dizer que droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética, que ao ser introduzido no organismo modifica suas funções. Envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis.
As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Já as drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais.
O termo droga presta-se a várias interpretações. Atualmente, sustenta a ideia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, que modifica suas funções, sensações, humor e comportamento. Porém, nem sempre foi assim.
O consumo de substâncias psicoativas é um fenômeno civilizatório, ou seja, sempre existiu em todas as culturas humanas o uso de substâncias que alteram os estados de consciência. O consumo de drogas naturais faz parte da história da humanidade há milênios. Algumas tribos africanas e indígenas possuem a tradição de organizar rituais e celebrações sob efeito dessas drogas (como cactos, cogumelos, cipós ou folhas), pois creem que essas lhes dão poderes telepáticos e sobrenaturais.
No fim do século 19, muitos desses produtos viraram, em laboratórios, drogas sintetizadas. Foram estudadas por cientistas e médicos,