Drogas - Causas e efeitos
As consequências no ser humano são enormes, e afetam o indivíduo em todas as áreas de sua vida, ocasionando inúmeros problemas, como comportamento desregrado, desentendimento familiar, brigas, agressões e problemas financeiros. Além do uso das drogas destruírem o ser humano ela também tem o poder de destruir a todas as pessoas que fazem parte do circulo de vida do dependente, principalmente as pessoas mais próximas, como familiares.
Tipos e riscos das drogas: Drogas lícitas: As drogas lícitas são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem problema algum. O fato de uma droga ser considerada lícita, não significa que não possa ser muito danosa à saúde e a vida das pessoas. Portanto, não apresenta quaisquer vantagens.
Álcool:
O consumo de bebidas alcoólicas afeta praticamente todos os órgãos do organismo e está relacionado a mais de 60 doenças. À medida que o alcoolismo avança, as repercussões sobre o corpo se agravam. Os órgãos mais atingidos são: o cérebro, trato digestivo, coração, músculos, sangue, glândulas hormonais. Como o álcool dissolve o ‘mucus’ do trato digestivo, provoca irritação na camada externa de revestimento que pode acabar provocando sangramentos. As afecções sobre o fígado podem ir de uma simples degeneração gordurosa à cirrose. Os alcoólatras tornam-se mais susceptíveis a infecções porque suas células de defesas são em menor número.
Cigarro:
O cigarro é uma droga lícita no Brasil, e por causa dela há milhões de pessoas enfrentando quadros clínicos irreversíveis e morrendo aos