Droga
Drogas
A droga é tudo aquilo que é fumado, inalado, engolido ou injectado. Além disso, provoca alterações psíquicas, sentidas como agradáveis, mas que cria na pessoa uma relação em que esta se sente cada vez mais ligada à droga e cada vez menos capaz de se interessar e sentir prazer nas coisas normais da vida.
Em relação a muitas drogas, são já perfeitamente conhecidos os prejuízos que causam à saúde. Em relação a outras é um problema que continua em estudo. Isto é natural, pois também em relação ao tabaco só várias centenas de anos depois do uso ser generalizado se descobriu a sua influência em certas doenças.
Mas o problema principal das drogas é o empobrecimento psicológico, a apatia, o imobilismo, a desmotivação e a dependência.
Assim, tudo vai perdendo o seu significado: os amigos, a conversa, o desporto, a leitura, as viagens, a praia, o cinema e a música.
Pode dizer-se que quem se droga não foi capaz de encontrar na vida outras formas de prazer: o prazer de conversar, de ter amigos, de crescer, tornando-se mais livre e independente dos pais, de ter as suas ideias e lutar por elas, de ler, de aprender, de descobrir, de ensinar, partilhar, de ter projectos de vida, de viver com alegria, com energia, com esforço e com amor.
Tabaco
Durante décadas o tabagismo foi amplamente divulgado e incentivado pela indústria cinematográfica e pela propaganda de maneira geral como sinônimo de charme, sofisticação e glamour. Uma completo engano, motivada por lucros enormes em detrimento da saúde de milhões de pessoas pelo mundo afora.
Assim que é tragado o fumo que provoca alterações no organismo, são elas: aumento da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e constrição dos vasos sanguíneos. Isto faz o coração ter de bater com mais força e, com o passar do tempo, o fumador tem probabilidade de desenvolver problemas