Droga
Droga (do francês drogue, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos.
"Droga", no seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que podem ir desde o carvão até à aspirina. Contudo , há um uso corrente mais restritivo do termo, remetendo-nos a qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgico, heroína, etc) que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal como o fumo, álcool, etc) de uso excessivo.
Conceito
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, ao ser introduzida no organismo modifica as suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo: a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoila) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nociva ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.
As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das actividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as actividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção (seringas), por inalação (nariz), via oral (boca), injeção intravenosa (veias) ou aplicadas via rectal (supositório).
Tipos
Depressoras - podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool,