Droga Depend ncia 02
Psicologia Da Saúde –Período 1°/15
Carina de Oliveira Ribeiro- 74914
Droga Dependência.
A questão “DROGA DEPENDÊNCIA” esta fortemente associada às drogas, que podem causar dependência tanto psicológica,quanto física. A dependência psicológica pode aparecer independentemente e é de tratamento lento e difícil, diferente da dependência física.Um usuário se torna ou caracteriza dependente a partir do momento em que não consegue mais ficar sem um determinado tipo de droga,a partir do momento em que ele tenta inibir a substância ela passará por stress e mal-estar, então sente que deve utilizar a droga.
Uma das principais causas pelas quais as pessoas consomem as drogas,é pelo tipo de sensação que ela proporciona.O primeiro indício do que acontece na mente de um viciado foi em 1954 em um tipo de experiência feita com ratos,descobrindo o “centro do prazer” do animal,através disso durante os tratamentos também eram feitos alguns procedimentos tentando encontrar o centro do prazer dos pacientes,era inserido um tipo de elétrodo em um determinado local para saber como se sentiam,se conseguiam descobrir aonde sentiam prazer,e realmente era funcional.
Depois de algum tempo os elétrodos foram substituídos por drogas que viciam o cérebro ,ou seja,era a tentativa de ver como era o cérebro de uma pessoa que estava sob o efeito das drogas,o motivo disso era tentar mapear aonde a droga era penetrada no cérebro,assim conseguindo ver aonde sentiam o prazer. O funcionamento biológico da dependência psicológica dá-se no sistema de recompensa do cérebro. As atitudes que nos causam a sensação de prazer estão sendo encorajadas com esta sensação pelo sistema, não só operam ativando este sistema, mas algumas drogas o aceleram consideravelmente. A heroína aumenta a frequência de liberação neural ,a cocaína, por sua vez, aumenta a disponibilidade de dopamina na atividade cerebral. Caracteriza-se como um vício a descontrolada necessidade de