DRI Gustavo 21 11 SEI uni I FE RF bb
2191 palavras
9 páginas
Unidade IDINÂMICA DAS RELAÇÕES
INTERPESSOAIS
Prof. Gustavo Nascimento
O homem x as relações interpessoais O homem é um ser social; desde o nascimento tece relações sociais, primeiro com a família, depois com a sociedade.
Para uma relação interpessoal existir, basta haver mais de uma pessoa e, dependendo dos fatores, a relação terá maior ou menor duração.
O homem x as relações interpessoais Quando entramos numa empresa, criamos uma relação e, no ambiente, outras serão desenvolvidas.
São pessoas desconhecidas que se relacionarão num ambiente dinâmico e competitivo, e todos pertencendo a um todo chamado organização.
E nas organizações, temos as individualidades se inter-relacionando.
O homem x as relações interpessoais A seguir, as principais variáveis que propiciam o surgimento e a manutenção das relações interpessoais nas organizações: 1. Os indivíduos
Cada pessoa carrega em sua história valores, crenças, experiências, conceitos, cultura, opiniões formadas ao longo da vida: a este conjunto, chamamos personalidade. E, de acordo com as afinidades, vão se agrupando.
O homem x as relações interpessoais 2. Objetivos e metas
A busca por algo em comum é a grande responsável pela aproximação das pessoas. Mesmo com tantas passando por nossa vida, podemos observar que sempre temos algo em comum com cada uma delas. É justamente isto que propicia o relacionamento.
Não escolhemos nossa família, mas, nos demais grupos, nossa entrada é voluntária.
O homem x as relações interpessoais 3. Gestão de pessoas
O líder tem um papel importante no desenvolvimento das relações positivas no trabalho.
Ele é responsável pelo auxílio ao grupo para atingir as metas e, ao mesmo tempo, parte integrante do grupo, além de ser um mediador de possíveis conflitos.
O homem x as relações interpessoais 4. O meio ambiente
Na dinâmica das relações interpessoais, o indivíduo interfere no ambiente interno e externo; fatores como estrutura organizacional, modelo de