drenagem
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
SISTEMAS DE DESTINAÇAO DE AGUAS PLUVIAIS EM VITORIA DA CONQUISTA
Vitória da Conquista, BA
Maio - 2013
ALEXANDRE DE SOUZA LIMA
GIVANILDO LIMA DE OLIVEIRA
ILDO PAIXÃO SILVA
JOSÉ CÁSIO BATISTA SANTOS
RAMON DUTRA LOBO
SISTEMAS DE DESTINAÇAO DE AGUAS PLUVIAIS EM VITORIA DA CONQUISTA
Projeto apresentado como requisito parcial à disciplina TID III do 5º semestre de 2013 do curso de Engenharia Civil da FTC.
Orientador (a): Prof (a) Gesiane Rebouças
Vitória da Conquista, BA
Maio - 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. JUSTIFICATIVA 04
3. OBJETIVOS 05
3.1 Objetivo Geral 05
3.2 Objetivos Específicos 05
4. REFERENCIAL TEÓRICO 08
1. INTRODUÇÃO
A primeira rede viária de grande porte foi iniciada pelos romanos no terceiro século A.C., que sabiam dos efeitos danosos da água e procuravam construir as vias acima do nível dos terrenos adjacentes, sobre uma camada de areia e cobertas por lajes de pedra cimentadas entre si.
Durante vinte séculos, houve pouco progresso nos processos de construção, até que, no século XIX, "redescobriram" a necessidade de manter secas as estradas - para evitar que se deteriorem por danos causados por pressões d'água existentes nos poros (poro-pressões) do material de sua estrutura e movimentos de água livre contida nesta estrutura.
A evolução da cidade corresponde a modificações quantitativas e qualitativas na gama de atividades urbanas e, consequentemente, surge a necessidade de adaptação tanto dos espaços necessários a essas atividades, como da acessibilidade desses espaços, e da própria infraestrutura que a eles serve.
A água é o maior inimigo dos pavimentos. No Brasil, por se tratar de um país tropical, onde as chuvas intensas ocorrem com frequência, têm-se muitos problemas de drenagem de pavimento.
2. JUSTIFICATIVA