Drenagem Urbana
FACULDADE SANTA RITA – FASAR
DRENAGEM URBANA
Nomes: Carlos Eduardo, Eduardo, Leonardo A. O. Drumond, Sâmara A. Fideles
Turma: 7º Período “A”
Disciplina: Hidrologia Aplicada
Professor: Diego Roberto Sousa Lima
Conselheiro Lafaiete, Junho de 2014
Sumário
1. Introdução
O acelerado processo de urbanização ocorrido nas últimas décadas, notadamente nos países em desenvolvimento, dentre os quais o Brasil, é o principal fator responsável pelo agravamento dos problemas relacionados às inundações nas cidades, aumentando a frequência e os níveis das cheias.
A ausência de serviços de saneamento básico, principalmente em países do “Terceiro Mundo”, tem sido responsável por graves problemas de saúde pública que reduzem a força de trabalho e causam a perda de muitas vidas. Além de apontar às deficiências das políticas setoriais cujos desdobramentos têm resultado no agravamento de problemas de poluição, contaminação de solos e águas, comprometimento irreversível de lençóis subterrâneos e proliferação de vetores, o trabalho mostra alguns dados alarmantes.
.
2. Objetivo:
O objetivo deste trabalho é de forma geral apresentar o conceito de drenagem urbana no Brasil e apresentar algumas soluções viáveis para amenizar o descontrole das cheias em nosso país.
3. Definições e Generalidades
Drenagem é o termo empregado na designação das instalações destinadas escoarem o excesso de água, seja em rodovias, na zona rural ou na malha urbana, sendo que a drenagem desta última é o objetivo do nosso estudo. A drenagem urbana não se restringe aos aspectos puramente técnicos impostos pelos limites restritos à engenharia, pois compreende o conjunto de todas as medidas a serem tomadas que visem à atenuação dos riscos e dos prejuízos decorrentes de inundações ao qual a sociedade está sujeita.
O caminho percorrido pela água da chuva sobre uma superfície