Drenagem pluvial
Goiânia
Abril/2014
ISABELLA NUNES DOS SANTOS
ARIANE GOUVEA
DRENAGEM URBANA PLUVIAL NA AVENIDA T-63
Goiânia
Abril/2014
Sumário
TEMA 3
INTRODUÇÃO 3
PROBLEMA 3
JUSTIFICATIVA 3
OBJETIVOs 3
5.1) OBJETIVO geral 4
5.2) OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4 JUSTIFICATIVA 4
METODOLOGIA 3
REVISâO BIBLIOGRÁFICA 3
CRONOGRAMA 3
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3
1. TEMA
Drenagem urbana pluvial na Avenida T-63
2. INTRODUÇÃO
Problemas de drenagem urbana têm sido frequentes em cidades brasileiras. Graças ao crescimento das cidades e aumento da densidade populacional, que exige desenvolvimento infraestrutural proporcional a tais mudanças, como a drenagem pluvial urbana que é parte do saneamento básico.
O caminho percorrido por aguas pluviais sobre a malha urbana pode ser topograficamente bem definido, ou não. Após a implantação de uma cidade, o curso desordenado das enxurradas passa a ser determinado pelo traçado das ruas e acaba se comportando, tanto quantitativa como qualitativamente, de maneira bem diferente de seu comportamento anterior.
Em sua definição, drenagem é o termo designativo de instalações que tem por objetivo escoar o excesso de água, seja em rodovias, zona rural ou urbana. E que não se limita somente aos aspectos técnicos da engenharia, mas de fatores como falta de planejamento, controle do uso do solo, e por fim, sistemas de drenagem inadequados, além das medidas a serem adotadas que visem a diminuição dos riscos e prejuízos decorrentes das enchentes, inundações, comprometimento do curso d’ agua em razoes de erosões e carregamento de materiais poluentes. Porém em relação à engenharia a drenagem urbana é a do sistema inicial de drenagem: das sarjetas, bocas-de-lobo e galerias, que é normatizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a NBR-12266 que a fixa as condições exigíveis para projeto e execução de