Drenagem Linfática
Aluna: Denise Bertoncello
1 – O que é drenagem linfática? Explique:
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.
2 – Como são os movimentos? Explique, podem ser usadas imagens.
De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas. As manobras da drenagem linfática manual são basicamente as seguintes: Círculos com os dedos ou com as mãos; círculos com o polegar; movimentos combinados; pressão em bracelete.
3 – A drenagem dói? Justifique sua resposta.
A drenagem linfática não dói. A técnica caracteriza-se por movimentos muito suaves e precisos. A massagem deve ser rítmica, sem muita pressão — já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto.
4 – Quais as regiões mais beneficiadas?
Regiões com nódulos, inchaço, celulite e flacidez.
5 – A drenagem emagrece? Justifique sua resposta.
A Drenagem Linfática não emagrece, ela auxilia apenas nos tratamentos para emagrecimento por atuar na prevenção de celulite e na estimulação do