DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL
A Drenagem Linfática Manual na estética. Uma revisão bibliográfica *ZAFANELI, Ana Paula Mendes; **DUARTE, Marcelo Silva
* Fisioterapeuta, Especialista em Dermato funcional - FRASCE. ** Fisioterapeuta, Professor Celso Lisboa e FRASCE, Mestre em fisioterapia UNIMEP SP.
Resumo
O edema e o linfedema são disfunções crônicas caracterizadas pelo acúmulo de macromoléculas no espaço intersticial devido à insuficiência do sistema linfático. A drenagem linfática manual é um dos principais recursos utilizados para induzir o líquido intersticial a retornar à grande circulação. Várias técnicas estimulam o sistema linfático a aumentar a circulação da linfa, levando geralmente o nome de seus mentores, como o Vodder, Leduc, Godoy, Földi, dentre outros. O presente estudo, através de uma revisão bibliográfica, quer apresentar a drenagem linfática manual como recurso terapêutico, utilizado para o tratamento de patologias que cogitam no âmbito estético e clínico, atuando de modo isolado ou combinado com outros procedimentos, neste caso, tendo resultados mais evidentes. Conclui-se que a Drenagem Linfática Manual é um recurso eficaz para a diminuição de distúrbios no sistema linfático. O linfedema é considerado uma complicação pós-cirúrgica nos casos de câncer de mama, obtendo-se diminuição considerável do diâmetro do edema linfático quando o tratamento e manutenção forem realizados corretamente associados com cinesioterapia e enfaixamento do membro superior correspondente. Em edemas gerados por traumas cirúrgicos estéticos, foi notória a eficácia das manobras drenantes, especialmente no pós-operatório imediato em conjunto com recursos eletroterápicos como o ultra-som e endermoterapia. Palavras-chaves: Edema. Linfedema. Drenagem linfática manual. Tratamento.
Abstract
Edema and lymphedema are chronic disorders characterized by accumulation of macromolecules in the interstitial space due to the failure of the lymphatic system. Manual lymphatic