DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL
Drenagem linfática é uma técnica de massagem facial e corporal cujo objetivo é ativar o fluxo linfático (linfa), provocando uma remoção mais rápida do excesso de liquido intersticial.
ANATOMIA DO SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático representa uma via auxiliar de drenagem do sistema venoso. Líquidos provenientes do interstício são devolvidos ao sangue através da circulação linfática, que está intimamente ligada á circulação sanguínea e aos líquidos teciduais.
Os componentes do sistema linfático são:
1. Linfa
2. Vias linfáticas: Capilares linfáticos \ vasos linfáticos \ troncos linfáticos.
3. Tecidos linfoides: Gânglios linfoides \ Baço \ Amidalas \Timo.
LINFA:
A linfa, no começo do seu fluxo possui quase a mesma composição do liquido intersticial.
Além da parte liquida, a linfa transporta macromoléculas ( proteínas, mucopolissacarídeos, lipoproteínas, ácidos graxos e também bactérias e fragmentos de células), para quais os capilares linfáticos representam a única possibilidade de remoção do âmbito intersticial, para garantir a homeostase.
A linfa representa também um tecido imunológico circulante que transporta uma grande quantidade de leucócitos, predominando quase que exclusivamente os linfócitos.
VIAS LINFÁTICAS:
CAPILARES LINFÀTICOS: Os capilares linfáticos possuem uma estrutura especial para sua função coletora.
Eles possuem a forma de tubos semelhantes aos dedos de uma luva, com paredes constituídas de células endoteliais que não apresentam ligações entre si, formando válvulas que abrem para o interior do capilar. Se fechando após a passagem do liquido intersticial, assim fica impossível ocorrer o refluxo do liquido.
Os capilares linfáticos são dispostos em forma de redes fechadas, espalhados por todo corpo dando origem aos vasos linfáticos.
VASOS LINFÁTICOS: Possuem as propriedades físicas de alongamento e contratilidade. Possuem também válvulas que permitem a passagem da linfa e impedem seu