drenagem linfatica
COMO RECURSO
FISIOTERAPÊUTICO NO PÓSOPERATORIO DE LIPOPLASTIA
COMPONETES:
Deliane Barbosa
Ianka Monallisa
Letícia Costa
Thaís Dantas
Introdução
Atualmente homens e mulheres desejam ter um corpo perfeito , e assim recorrem a inúmeros tratamentos estéticos e cirúrgicos , dentre ele a lipoaspiração, porém estão sujeitos a sofrer algumas complicações como fibrose , edemas, etc. No intuito de tratar tais complicações utilizase a técnica de drenagem linfática.
Lipoplastia
A lipoplastia mais conhecida como lipoaspiração, constitui uma cirurgia de grande aceitação e difusão por atender aos anseios dos indivíduos que se sentem menos prestigiados por apresentar grandes deformidades em seu contorno corporal.
Drenagem Linfática
O conhecimento do sistema linfático teve sua primeira citação em 300 a.C. pelo anatomista grego Herófilo; os primeiros estudos se iniciaram entre 460-377 a.C. por Hipócrates.
Leduc por sua vez dividiu em componentes o sistema linfático dentre eles os capilares linfáticos, vasos pré-coletores, coletores, troncos linfáticos, ducto linfático, linfonodos, linfa.
A importância do sistema linfático para o organismo desempenha funções como retorno do líquido intersticial para a corrente sanguínea, destruição de microrganismos e partículas estranhas da linfa.
Ela e feita de forma suave, lenta e rítmica sem causar dor, danos ou lesões . Para Guirro a
Drenagem linfática manual estão representadas principalmente por 2 técnicas a de Vodder e a de
Leduc.
O método Vodder é composto por quatro manobras com características diferentes de aplicação as quais são círculos estacionários, técnica de bombeamento, técnica de mobilização e técnica rotatória.
O método Leduc por sua vez e constituído de quatro manobras especificas que são círculos com os dedos, circulo com os polegares, pressão em bracelete e movimento combinado. Essas manobras podem ser executadas conforme a