Drenagem linfatica
The efficiency of lymphatic drainage.
Jaqueline Gomes de Almeida – Esteticista facial e corporal formada pelo Senac Santo André e Estudante de fisioterapia pela Fefisa .
Professora Orientadora:Fábia Cristina Alengrance
Resumo
Este estudo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica,dos efeitos da drenagem linfática manual e mecânica,associadas no pós – operatório de abdominoplastia – dermolipectomia.A eficácia da técnica no pós – operatório da mastectomia,na lipoaspiração e no tratamento de linfedemas traumáticos.
Palavras – chaves:fisioterapia dermato funcional,drenagem linfática,linfedemas e pós – operatório.
Introdução
A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica de massagem específica, com objetivos definidos, foi introduzido por Vodder(Alemanha) e recentemente por Leduc (Bruxelas). (RIBEIRO,1998).
A diferença entre os dois autores está no tipo de movimento usado. Os movimentos de Vodder são combinados, são amplos e passivos, já Leduc propõe que a drenagem seja utilizada em protocolos de tratamentos de algumas doenças,sendo que seus movimentos são mais restritos comparados aos de Vodder.(PITA et al,2007).
A técnica de drenagem linfática manual foi criada pelo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder,em 1936.A DLM então tornou-se uns dos pilares no tratamento de linfedemas.Eles observaram que a maioria das pessoas quando apresentavam quadros de gripes crônicas,os linfonodos da região cervical aumentavam de tamanho.(GODOY et al,2004)
E começaram aplicar nessas pessoas determinados movimentos de estimulação física (massagem) e observaram uma melhora no quadro.(GODOY et al,2004)
E foi a partir dessas observações que desenvolveram a técnica de drenagem linfática manual.(GODOY et al,2004)
Em 1936 a técnica foi publicada e Paris e vários grupos passaram a incorporar esses conceitos.Um dos primeiros médicos que acreditou na