drenagem desenvolvida
De acordo com Cardoso Neto (2004), drenagem é o termo utilizado para definir as instalações destinadas ao escoamento do excesso de água, seja em rodovias, na zona rural ou na malha urbana. Desta forma, pode-se definir drenagem urbana como bum conjunto de sistemas destinado ao escoamento das águas de chuva no meio urbano, visando a atenuação dos riscos e dos prejuízos decorrentes de inundações aos quais a sociedade está sujeita.
É importante salientar que a drenagem urbana não está restrita aos aspectos técnicos impostos pelos limites da engenharia, pois a mesma compreende o conjunto de todas as medidas a serem tomadas visando-se à atenuação dos riscos e prejuízos decorrentes de inundações aos quais a sociedade está sujeita. (CASTRO, 2004).
O crescimento urbano desordenado somado a um inadequado sistema de drenagem de águas pluviais, consequência de um mau planejamento urbano e falta de educação ambiental da população, provocam impactos ao meio ambiente e na qualidade de vida da população, trazendo transtornos como inundações e alagamentos. Isto é causado por sistemas de drenagem urbana deficiente e mal dimensionado para atender certas vazões em diversas ocasiões.
Enchentes e inundações são coisas que os brasileiros estão acostumados a enfrentar. Em algumas regiões do país, acontecem desastres e destruições causadas, justamente, pelo fato de não termos uma estrutura eficiente de drenagem urbana. Diversas estratégias são necessárias para solucionar estes problemas que não podem ser resolvidos simplesmente através da construção de grandes obras de drenagem, pois devem ser consideradas as consequências causadas pelo impacto dessas obras a jusante, evitando-se que o problema seja transferido de local.
De acordo com Canholi (1995), diversos estudos realizados, principalmente por países desenvolvidos, têm apresentado um novo conceito sobre projetos de drenagem urbana. Este novo modelo incorpora técnicas inovadoras da engenharia como retenções em