DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício
DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício
O DRE permite avaliar o lucro potencial de uma empresa, isso quando aplicado a análise de projeções futuras, resultado de projetos de novos empreendimentos industriais e comerciais. O DRE também permite o lucro/prejuízo realizado em períodos passados, demonstrando a saúde financeira da empresa.
Observe atentamente o quadro abaixo (DRE), e posteriormente leia os explicativos de cada item.
Explicativos
1. Receita Operacional Bruta: Adotar o valor do faturamento total previsto no programa de vendas, que corresponde as quantidades a serem produzidas multiplicadas pelo preço unitário de venda “a vista”, incluindo os impostos.
2. Impostos Faturados
IPI: Aplicar a alíquota para cada produto e multiplicar pelo faturamento
ICMS: Calcular sobre as vendas de produtos no mercado interno, aplicando as alíquotas respectivas em função das vendas para dentro e fora do Estado.
PIS: Multiplicar o fator anual pelo faturamento bruto
Cofins: Multiplicar o faturamento bruto pelo fator atual.
3. Custo dos Produtos Vendidos – CPV
Matéria-prima: discriminar as principais matérias-primas, multiplicando a quantidade necessária, para alcançar o nível de receita anual, por seu preço unitário a vista, excluído o ICMS.
Material secundário: tal como o caso da matéria-prima, deverão ser discriminados os principais itens, multiplicando as quantidades anuais pelo preço unitário a vista, excluindo o ICMS.
Mão-de-obra industrial: corresponde ao salário do pessoal empregado na produção. Para calculá-la: multiplicar o número de pessoas pelo salário mensal e por 12 meses
Encargos sociais: calculá-los, multiplicando o valor da mão-de-obra industrial por 0,6 (este percentual depende do tipo de benefícios pagos aos funcionários).
Depreciação: deverá sempre acompanhar as normas do Imposto de Renda.
Edificações: 0,04 x valor da edificação
Equipamentos e instalações: 0,1 x valor dos