DRE cap 10 - Contabilidade
Introdução
Pode se dizer que é a principal demonstração de fluxos, pois é a comparação das receitas e despesas do período. Consiste em uma Apuração de um Resultado que pode ser positivo (receitas superando as despesas) ou negativo (despesas superando as receitas) ou nulo (igualdade entre as receitas e despesas).
Princípios Fundamentais
A Demonstração do Resultado do Exercício é a é a expressão máxima numa empresa juntamente com o Balanço Patrimonial, com tudo obedecendo aos Princípios Fundamentais da Contabilidade, prioritariamente a Competência. Poder Preditivo da demonstração de resultados
São as mesmas considerações feitas por ocasião da apresentação do Balanço Patrimonial. Nesse aspecto a Demonstração do Resultado pode ter mais poder preditivo que o próprio Balanço Patrimonial, pois alinha os saldos das contas num determinado momento.
DRE Projetada
Este último é o fluxo final mais importante do processo de apuração contábil e o elemento individual que apresenta a maior potencialidade preditiva, pois dependendo de; 1) Relacionamento entre receitas operacionais e despesas operacionais; 2) Elementos não operacionais; 3) Certos ganhos e perdas extraordinários. É claro que o lucro operacional é muito mais projetável que o resultado líquido do período.
A estrutura de apresentação da demonstração de resultado
Itens mais repetitivos
A Demonstração do Resultado deve ser planejada de forma que apresente primeiro os elementos de maior potencial. Tais como: Receitas Operacionais, liquidas das deduções diretas e logo após deduzindo-se as despesas operacionais diretamente atribuíveis às receitas. Em seguida, subtraem-se as demais despesas atribuídas ao período chegando-se ao Resultado Operacional.
Encargos financeiros
As Despesas Financeiras deveriam ser evidenciadas como não operacionais, pois para um usuário de Demonstração verificar o Resultado Operacional.
Operacional ou não Operacional?