DRAMA DOS REFUGIADOS
A história da humanidade registra inúmeros conflitos. Motivações econômicas, desigualdades sociais, intolerância étnica e religiosa destacam-se entre suas causas. As consequências? Morte, destruição e um enorme contingente de pessoas obrigadas a abandonar seus lares em busca de uma chance de sobrevivência.
ESTADO
O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. Fazem parte do Estado às instituições políticas e administrativas, encarregadas de produzir as leis (poder legislativo), colocá-las em prática (poder executivo) e empreender as leis (poder judiciário). Além disso, o Estado precisa contar com forças armadas, responsáveis pela defesa do território e pela ordem interna.
Para ser reconhecido e respeitado entre os demais, um Estado busca sua soberania, ou seja, ter plenos poderes para instituir e administrar as normas e leis que a sociedade deverá seguir em seu território. O Estado soberano é aquele que não tem de reconhecer nenhum poder superior a ele.
Uma nação pode constituir um Estado soberano. Quando ela ocupa um território e se organiza politicamente, denomina-se Estado-nação. Na sociedade contemporânea, o Estado-nação é a forma mais difundida de organização da sociedade. Há Estados-nação que abrangem diversas nações, como o Reino Unido (que reúne as nações inglesa, galesa, escocesa e norte-irlandesa)
NAÇÃO
O termo nação pode ser definido como um coletivo humano com características comuns, como a língua e a religião. Os membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais.
Há nações com um Estado constituído, com a Alemanha, Japão ou Portugal, e há nações que almejam constituir-se como Estado, mas ainda não o são, como os tibetanos na China e os curdos, espalhados entre a Turquia, o Irã, o Iraque, o Azerbaijão, a Síria e a Armênia.
TERRITÓRIO
O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce