Dragonball e sun wukong
3245 palavras
13 páginas
Universidade Federal do Rio Grande do SulProfessor César Guazzelli
Dragonball e a lenda de Sun Wukong
Eduardo Cezar da Silva
Resumo
O artigo é nada mais do que uma comparação entre um clássico da literatura chinesa escrito por Wu Chegn’en com uma das obras-prima dos mangás Dragon Ball. De forma simples e coesa, foram analisados os personagens principais dos dois livros, traçando assim semelhanças e diferenças entre eles.
Palavras-Chaves
Dragon Ball. Jornada ao Oeste. Sun Wukong. Son Goku. Xuazang. Analogia.
Introdução
Muitos autores se baseiam na mitologia - além de vários elementos das mesmas - para elaborar seus livros. Há uma grande influência desta em vários Best-sellers do mundo todo, como em: Harry Potter, de J.K. Rowling, Crônicas de Nárnia, de C.S.Lewis e mais recentemente de Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan - que repaginou a mitologia Greco-romana à atualidade. Neste artigo, particularmente, falaremos sobre a utilização de elementos mitológicos de uma antiga lenda chinesa em Dragon Ball. O artigo objetiva traçar analogias referentes à obra Xiyou Ji (Jornada ao Oeste, em português), do autor Wu Cheng’en (c.1500-c. 1582), escrito durante a dinastia Ming (1590), com o mangá¹ Doragon Boru (Dragon Ball, em japonês), de Akira Toriyama, inicialmente publicado em 1986.
Sun Wukong foi o personagem que serviu de inspiração para Toryiama criar o protagonista de sua série; as relações entre ambos são óbvias, começando pelo próprio nome: Son Goku, já que isto nada mais é do que a versão japonesa para Sun Wukong. Além disso, possuem inúmeras características (adaptadas ou não) que remetem à semelhança, as quais desenvolveremos neste artigo.
As principais perguntas que devemos fazer são:
A) Quais são as semelhanças de Jornada ao Oeste com Dragonball, visando perspectivas como: o tempo em que se passa a