Dr1 principios fundmentais da ética
2737 palavras
11 páginas
CURSO TÉCNICO DE CONTABILIDADE E GESTÃOEFA: NÍVEL SECUNDÁRIO
UFCD: CP5 – Deontologia e Princípios Éticos
Princípios Fundamentais da Ética
A Clonagem
Trabalho Realizado por:
Ana Carolina Alves Alexandre nº 3
Formador: Carlos Mendonça
Conteúdo
Introdução 3
A Definição e Tipos de Clonagem 4
Evolução Histórica 5
A favor ou contra? 5
Legislação Nacional 5
Conclusão 5
Netgrafia 5
Introdução
No âmbito deste módulo CP5 – Deontologia e Princípios Éticos, foi-nos pedido a realizar um trabalho individual sobre os princípios fundamentais da ética. O tema escolhido foi a Clonagem.
A Definição e Tipos de Clonagem
A clonagem é um processo de obtenção de indivíduos procedentes de multiplicação assexual do mesmo ser. Os clones são geneticamente iguais ao seu progenitor, ou seja, têm o mesmo código genético. A clonagem é possível através de uma técnica que consiste em obter um ser completo a partir de um óvulo, não fecundado, ao qual foi retirado o núcleo e para o qual foi transplantado o núcleo de uma célula adulta (visto que é no núcleo das células que se encontra o ADN, o qual vai determinar as características especificas de cada ser).
Existem dois tipos de clonagem: clonagem reprodutiva e clonagem terapêutica.
Clonagem Reprodutiva: utilização da clonagem para produção de organismos completos.
Clonagem Terapêutica: utilização da clonagem para produção de órgãos ou tecidos que serão posteriormente usados para tratar doenças ou deficiências.
Evolução Histórica
A palavra clone origina-se do grego "Klón", que significa broto (broto de um vegetal), presumindo, a existência de um indivíduo gerador e a ocorrência de reprodução assexuada.
1952 – Primeira experiência de clonagem conseguida em animais vertebrados – sapos;
1962 – J.B.Gurdon (Reino Unido) usou raios ultravioletas para destruir o núcleo de um óvulo de um tipo de sapo originário da África do Sul no qual inseriu o núcleo de uma célula do intestino de girinos e obteve